Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes! Foi com essa mensagem que a Prefeitura de Gandu, a Secretaria do Desenvolvimento Social, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar realizaram nesta sexta (18) uma grande caminhada pelas ruas do centro, para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com participação de várias secretarias municipais, órgãos de proteção a crianças e adolescentes como Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Escolas Públicas e Particulares, Câmara de Vereadores e outros.
Dezenas de participantes lotaram as ruas, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de combater os casos de abuso e exploração sexual contra as crianças e adolescentes. O crime de exploração sexual de criança e adolescente é considerado crime hediondo, previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança. De acordo com o Código Penal Brasileiro, a pena varia de 4 a 10 anos de prisão em regime fechado. O dia 18 de maio foi escolhido como dia nacional de combate a exploração sexual de criança e adolescente, por que em 1973, um crime bárbaro cometido contra uma menina de apenas 8 anos, Araceli, que foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada por jovens de classe média alta da sociedade capixaba. O crime ficou impune e causa revolta até os dias atuais.
No Brasil, o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil são os principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. Apenas em 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos foram recebidos pelo Disque 100, denuncie.






                                                                                               ASCOM/Prefeitura de Gandu.