Desde o início da atual gestão do Prefeito Leonardo Cardoso um dos setores que também se destaca, é o setor da merenda escolar. Além do trabalho de qualidade dos funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação dos estudantes, os produtos são adquiridos de agricultores familiares, respeitando a Lei nº 11.947, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios sejam utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
Na semana passada, a nutricionista Fátima Pinheiro responsável pela merenda escolar do município, participou como palestrante, de um Seminário sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), na UFBA (Universidade Federal da Bahia), organizado pela ENUFBA (Escola de Nutrição da UFBA) e o CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFBA). Durante o Seminário, Fátima levou aos participantes experiências de sucesso do município de Gandu com a aquisição de mais de 30% de gêneros alimentícios da agricultura familiar e a introdução desses produtos na merenda escolar.
No ano passado, Gandu superou a lei que recomenda a compra de produtos da agricultura familiar, chegando a 35,77%. A meta alcançada colocou o município em destaque no cenário estadual. O seminário contou com a participação de representantes do FNDE e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

                                                                                 ASCOM/Prefeitura de Gandu.