O secretário da Agricultura de Gandu Jorge Sarmento participou nesta quarta (25) e quinta (26) de uma palestra sobre novas técnicas de plantio da bananicultura e combate a sigatoka negra (doença que atinge a bananeira). O evento realizado em Wenceslau Guimarães e Teolândia, com aulas práticas e teóricas sobre o tema, contou com a participação de pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Durante o encontro, os participantes receberam orientações dos pesquisadores, sobre o plantio de banana e como prevenir, identificar e combater a doença. A sigatoka negra é a mais grave e temida doença da bananeira no mundo e foi constatada no Brasil em fevereiro de 1998, no estado do Amazonas. Hoje, está presente nos estados do Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
De acordo com o secretário Jorge Sarmento, após a palestra, a secretaria vai realizar um monitoramento da produção de banana no município e realizar palestras itinerantes na zona rural, para levar orientações aos produtores. “Vamos estar nos próximos dias visitando o produtor e levando ao seu conhecimento tudo que foi discutido no evento a respeito da produção de bananas e combate a sigatoka negra”, destacou.

                                                                                                             ASCOM/Prefeitura de Gandu.