leo IMG-20171005-WA0035
Começou nesta quinta (5) e vai até sábado (7), o 1º A Seminário de Cacauicultura e Diversificação de Gandu e região. O evento acontece no templo da Igreja Assembleia de Deus de Gandu, na Praça do Povo e reúne produtores de cacau, especialistas e pesquisadores.
Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras, oficinas e visitas a fazendas de cacau do município, para acompanhar de perto a produção. A abertura do 1º Seminário de Cacauicultura, contou com a presença do prefeito Leonardo Cardoso, vice-prefeito Joilson Andrade, vereadores e do secretário de Agricultura do município Jorge Sarmento, anfitrião 
do evento.leo IMG-20171005-WA0034
“Estaremos discutindo pontos importantes ligados a cacauicultura durante este seminário, a exemplo de novas tecnologias utilizadas na produção e cultivo do cacau. A cacauicultura moderna está modificando toda a lavoura, atualmente o agricultor já pode produzir o cacau com extrema qualidade, isso é muito positivo para a agricultura”, destacou Sarmento.
Sobre a Expo Gandu 2017, o secretário Jorge Sarmento destacou a importância do evento para os produtores rurais. “A abertura da nossa primeira feira de exposição de produtos agrícolas foi muito positiva e superou todas as expectativas. Muitas empresas estarão aqui em nosso município durante estes três dias, expondo materiais e serviços de tecnologia para a agricultura. Por isso, é muito importante a participação de todos, principalmente do homem do campo”, finalizou.
O prefeito Léo destacou a importância do Seminário de Cacauicultura e da Expo Gandu para município. “A realização deste seminário é muito importante para Gandu. O nosso município é muito forte na produção de cacau e mesmo atravessando momentos difíceis na lavoura, conseguimos resistir. Este evento vem fortalecer ainda mais os nossos produtores, pois vêm trazer tecnologia, novos investimentos, cursos para fortalecer a produção de cacau e outras culturas, técnicas e palestras. O seminário é um evento regional que coloca nosso município em destaque”, disse.
Léo também destacou a realização da Expo Gandu 2017, o evento vai reunir diversos produtores e especialistas em agricultura de várias áreas, durante os dias 5, 6 e 7 deste mês, em uma feira de produtos agrícolas. “Temos que incentivar a nossa economia e foi pensando nisso que idealizamos juntamente com o governo do estado a primeira Expo Gandu. O objetivo é mostrar tecnologia e novos investimentos na agricultura que trazem benefícios para o homem do campo. Precisamos incentivar cada vez mais o produtor rural e dar apoio para melhor ainda mais a economia do nosso município”.
O prefeito destacou ainda a presença do governador do estado Rui Costa, que chega nesta sexta-feira (6) a cidade para inaugurar a Fábrica de Escola de Chocolates, assinar ordem de serviço de recuperação da BA 120, que liga Gandu a Ibirataia e anunciar outros investimentos para o município. “A expectativa para esteve evento é muito boa, principalmente com a presença do governador Rui Costa, que estará nesta sexta em nosso município, inaugurando a Fábrica Escola de Chocolates e prestigiando a primeira Expo Gandu. Por isso, a participação de todos é muito importante”, disse.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.