Festival do Chocolate intensifica turismo em Ilhéus
Mais de 80 expositores da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram marcas Premium na 9ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. O evento atraiu milhares de visitantes, autoridades e empresários interessados em inovação e novos investimentos no setor.
Com apoio do Governo da Bahia, o festival é uma vitrine para produtos, matéria-prima e equipamentos. No ano passado, a programação atraiu público estimado em 50 mil pessoas, durante quatro dias, gerando negócios durante e no pós-evento.
Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a associação entre a produção do chocolate e a cadeia produtiva do turismo tem tudo para gerar resultados ainda mais expressivos para ambos os lados. “A Rota do Chocolate será fortalecida com as obras da rodovia Ilhéus-Uruçuca, onde o visitante tem um tour completo”, disse.
Nas fazendas de cacau de Ilhéus é possível caminhar entre os cacaueiros na Mata Atlântica. O visitante percorre desde o cultivo da amêndoa até a produção do chocolate, passando pelo controle de qualidade e embalagem antes da degustação. “Ao roteirizar o ciclo produtivo das fazendas de cacau até as fábricas de chocolate, estamos consolidando um produto turístico único, associado à relevância cultural da região, cenário das obras de Jorge Amado”, enfatizou José Alves.
           
                         (Fonte: Setur)