Cacau é o queridinho da estação
O consumo do cacau, principalmente na forma de chocolate, cresce no inverno. Seja pelas temperaturas ou por questões culturais, uma xícara de chocolate quente no fim da tarde costuma ser muito bem recebida. Em geral, a bebida, apesar de muito apreciada, é desaconselhada pelos nutricionistas, por ser bastante calórica. Porém, um ingrediente pode tornar possível saboreá-la de maneira mais saudável. O cacau traz diversos benefícios para saúde e pode integrar a dieta.
Ele é rico em nutrientes que têm seus benefícios comprovados cientificamente, como polifenóis e flavonoides, que atuam na redução da pressão arterial e também agem para melhorar a saúde do coração. Além disso, tem antioxidantes potentes com ação extremamente hidratante.
Ele também melhora imunidade. O alimento estimula a produção de glóbulos brancos que agem no sistema imunológico humano, defendendo o organismo contra vírus e bactérias.
Quanto mais cacau na composição, mais saudável é o chocolate. Os com 50% já apresentam sabor bastante diferenciado. Com 75%, o gosto é bastante amargo e marcante. Já experimentou?
Sua polpa tem vitaminas A, B1, B2 e vitamina C, além de fibras e minerais como o magnésio, cobre, cromo, manganês, zinco ferro, fósforo e cálcio.
Graças ao estímulo à produção de serotonina, o cacau é um bom aliado no combate ao mau humor e proporciona uma sensação de prazer.
O triptofano presente ajuda na saúde feminina, prevenindo corrimentos, auxiliando no aumento da lubrificação íntima e combatendo os sintomas da TPM.
           
                       (Fonte: Jornalibia)